quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO GRATUITA DA MICROSOFT ABRE INSCRIÇÕES EM PERNAMBUCO

Já estão abertas as inscrições para a nona edição do Students to Business (S2B), programa de capacitação gratuita da Microsoft para estudantes de Tecnologia da Informação. Em Pernambuco, as turmas de desenvolvimento do ensino superior, terão como foco o Windows Phone 7. Os alunos aprenderão a desenvolver aplicativos para a solução mobile da Microsoft.

Todos os inscritos receberão um live ID, que dará acesso a uma capacitação online. Os estudantes também terão acesso gratuito ao Marketplace, que é uma plataforma virtual de vendas de aplicativos mobile, na qual poderão disponibilizar seus projetos para o mundo inteiro. Os estudantes finalizarão o curso com um aplicativo desenvolvido.

As inscrições podem ser realizadas no site do programa e vão até o dia 18 de setembro. Os candidatos devem ser maiores de 16 anos e estar matriculados no ensino médio ou superior.
www.programas2b.com.br

fonte: http://pe360graus.globo.com

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PUBLICADO FEDORA 16 ALFA

Foi lançado o primeiro alpha do Fedora 16 "Verne". Como de costume o Fedora acaba servindo como plataforma para incubar projetos e novas tecnologias open source, que depois de um tempo são refletidas em outras distros.

Essa prévia do Fedora 16 vem com o GRUB2, que traz várias melhorias perante as versões anteriores, incluindo capacidade de reconhecer automaticamente outros sistemas operacionais, suporte a partições LVM2 e LUKS e mais personalizações.

Há suporte ao systemd. Para interação com o sistema há KDE 4.7 e GNOME 3.1. O SELinux tem vários aprimoramentos, incluindo de desempenho, agora que pode consumir bem menos memória em algumas situações por aproveitar as políticas de segurança padrões (edição: muitas vezes é traduzido como policiamento por causa de 'policy', mas fica estranho no português). Um teste de desempenho mostrou grandes avanços: ele foi 4 vezes mais rápido ao instalar um pacote e o uso máximo de memória foi de 38 para 6 MB.

O Fedora 16 também traz aprimoramentos nas contas do sistema com o padrão no login.defs, Chrony como cliente NTP padrão, remoção do HAL, atualizações para virtualização e cloud, entre outras coisas.
Para mais detalhes veja o anúncio e as notas de versão. As imagens ISO estão aqui. Fica o clássico aviso: é uma versão alpha, para testes, desenvolvedores e entusiastas, não sendo recomendada para uso geral.

COMO BAIXAR DRIVERS DOS PRODUTOS DA HP

Nesse artigo vou explicar ne maneira simples como procurar e baixar algum driver dos produtos da HP. O pessoal tem o custume de ir direto para o Google afim de achar o driver desejado. Na minha opinião, a busca retornar muitos resultados que podem até atrabapalhar. Eu sempre procuro saber quem é o fabricante do dispositivo e ir no site do mesmo afim de obter o driver. Quando não acho, aí sim, vou para o google.

O site oficial para download e busca de drivers da HP é http://www8.hp.com/br/pt/support-drivers.html . E é muito simples de se procurar o driver.  Logo abaixo da opção Introduza um número/nome de produto, digite o nome e modelo do dispositivo. No exemplo vou utilizar um impressora HP Laser Jet 2035n.  Voçê poderia escolher outro produto como notebook, dekstop... Caso queirar usar o meu exemplo digite HP 2035n e clique em pesquisar.
 Logo abaixo vai aparecer uma lista com os produtos relacionados a pesquisa. Localize o produto do exemplo impressora HP Laser Jet 2035n para ser redirecionado a página de escolha do sistema operacional.

Escolha o sistema operaional desejado e aguarde o carregamento da página com os drivers e software de atualização. Agora é só fazer o download e instalar os drivers.

UTILIZANDO O CPU-Z PARA IDENTIFICAR OS COMPONETES DA PLACA-MÃE

Nesse tutorial, vou mostra como é fácil descobrir os tipos de componetes que estão conectados a sua placa-mãe. A situações em que é preciso procurar um driver (aplicativos que permitem a integração do sistema operacional com os dispositivos de áudio, vídeo, placa de rede, impressora...) na internet depois de uma formatação em que você não tenha o cd de instalação da placa-mãe. 

Existem vários programas gratuitos e pagos para realizarem essa tarefa. Vou mostrar como utilizar o CPU-Z. Este software pode ser baixado em seu site oficial http://www.cpuid.com/softwares/cpu-z.html , http://baixaki.com.br/download/cpu-z.htm, http://www.superdownloads.com.br/download/126/cpu-z/. Fique a vontade para escolher um dos repositórios para efetuar o download. Também é possível utilizar a versão portable em http://baixaki.com.br/download/cpu-z-portable.htm. Para este tutorial vou usar a versão portable mesmo.

Vamos ao processo de instalação:


1. Após feito o download descompacte o arquivo e clique duas vezes no executável
2. Aguarde o carregamento do aplicativo. 
3. Em seguida será mostrada as informações referente ao seu hardware. A primeira guia dessa caixa de diálogo corresponde as informações da CPU (Processador). Este aplicativo apresenta informações técnicas, para um usário comum que pretende fazer um upgrade as opções que vão lhe interessar vai ser o campo nome e package, que referen-se respectivamente ao nome do processador e o encaixe do mesmo. Isso é muito importante já que há processadores diferentes assim como seus encaixes (sockets).

4. Se você deseja procurar na internet algum driver que já está faltando ser intalado na sua máquina, clique na guia Mainboard (Placa-mãe) e veja o modelo da mesma no campo Model.  Eu geralmente procuro os drivers de uma placa mediante a informação do Chipset. Pode acontecer de sua placa ser antiga e o fabricante não disponibilizar mais os dirvers. Eu pego a referência do campo Chipset ( Ex. PM880) e fabricante(Ex. VIA ) e vou direto no site do fabricante e baixo os arquivos necessários.
5. Na guia Memory as informações sobre o tipo de memória(Ex. DDR, DDR2, DDR3) e a capacidade de memória atual do sistema. Na SPD(Chip controlador da memória) é possível visualizar a frequência de trabalho da memória. Procure instalar pentes de memória de mesma frequência e se possível de mesmo fabricante para que não surjam incompatibilidades. Essa opção você visualiza no campo Max. Bandwidh (Ex. PC3200 - referência para comprar em uma loja - 200MHz, esta é a frequência. Multiplique por dois para ter a frequência de trabalho conhecida comercialmente.



Bom pessoal, no mais é isso! Em breve estarei postando mais drivers e vão referenciando por este artigo caso necessitem saber qual o tipo de componente do seu computador






terça-feira, 23 de agosto de 2011

COMUNIDADE BIG LINUX PEDE AJUDA

Olá Comunidade,

O projeto Big Linux está perto de lançar a sua mais nova versão o Big Linux 5.0. Mas gostaríamos de oferecer a todos muito mais do que um linux.

Estamos a procura de talentos que nunca tiveram chace de mostrar ao mercado o seu verdadeiro trabalho na área de marketing. Então disponibilizamos um formulário para pessoas criativas e que gostariam de ajudar na divulgação em massa do Big Linux. Na construção de projetos de divulgação, mídias, etc. Não precisa ter necessariamente graduação, basta muita criatividade e espírito de equipe.

Se você é web designer, designer gráfico, gosta de escrever textos ou fazer correções esta pode ser uma grande oportunidade para mostrar ao mundo o seu talento.

O trabalho é voluntário, mas o seu portifólio com certeza valerá muito.

Esta equipe irá providenciar algumas peças como: texto para o novo site, banners, cartazes, modelos de apresentação, texto para jornais, notas para redes sociais, etc.

Pedimos gentilmente que preencha somente as pessoas que PODEM REALMENTE dispor do seu tempo para ajudar. Temos MUITO trabalho e TODOS serão muito bem recebidos e cobrados pois cada tarefa terá um tempo para ser cumprido.

Preencha o formulário e aguarde o contato.

Site Oficial do Big Linux => http://www.biglinux.com.br/

PALESTRA INTRODUÇÃO A VOIP

PALESTRA INTRODUTÓRIA SOBRE PYTHON

ENCONTRO LIVRE E PUG-PE PROMOVEM WORKSHOPS DE PYTHON

O Encontro Livre e o Grupo de usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE) promovem um workshop de Python na Torre Malakoff, durante os dias 08, 09 e 10 de setembro, das 17h às 20h. A atividade é voltada tanto para quem está se aventurando no universo da programação quanto para quem já conhece e deseja aprofundar  conhecimentos nesta linguagem que vem se popularizando cada vez mais e já é amplamente utilizada em diversos ambientes web, embarcados, mobile e em projetos de empresas como Nasa, Google e Serpro.
Confira abaixo os workshops:
  • Dia 08.09: Apresentando Python, com Marcel Caraciolo
  • Dia 09.09: Python pra web – Django
  • Dia 10.10: Python com interfaces gráficas
Para participar é necessário comparecer no dia do workshop com meia hora de antecedência para efetuar a inscrição.
Valor: R$ 10,00

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DIVERSOS LIVROS DE E-BOOKS DE T.I

Já escutei muita gente dizendo que livros ou revistas da área de T.I tem um preço salgado. Até concordo, mas para quem quer estudar e está sem grana para comprar livros, segue a dica: no site http://www.hardware.com.br/livros/ você vai encontrar alguns livros, para leitura on line, com um material muito rico e técnico de informática. Os assuntos vão desde hardware a redes e smartphones. A hora de aprender é agora. Não perca tempo!

REVISTAS ON LINE TECHNET

A partir de hoje, este blog vai estar disponibilizando um link para a edição atual da revista on line Technet. Sempre com artigos voltados para o aperfeiçoamento e conhecimento das tecnologias produzidas pela Microsoft. Uma ótima dica para todo profissional de T.I que deseja acrestar mais conhecimento em sua atividade profissional. Logo abaixo, colocarei o link de todas as edições. Boa leitura a todos!

ACESSANDO PENDRIVER E HD EXTERNO NO LINUX EM MODO TEXTO

Essa dica é muito útil prinipalmente que trabalha com servidores e precisar utilizar um pendrive ou HD externo para fazer backup de algum arquivo de configuração. Server para pessoas que queria ter um conhecimento mais técnico no Linux. Este tutorial vai ser baseado no Ubuntu Server 10.04 no qual estou trabalhando nesse momento, mas vale para outras distribuições GNU/Linux. Vamos começar!

 1.  Após ter colocado o pendriver na porta USB da máquina, execute o comando lsusb para que o sistema faça uma listagem dos dispositivos USB que foram detectados.;lo sistema 
 
  
2.  Após ter a certeza que o dispositivo foi dectado pelo sistema, utilize o comando fdisk -l como root. Este comando permite listar as partições e discos do seu sistema. Veja a figura abaixo:
 3.  No meu caso, o dispositivo foi reconhecido com /dev/sdc1. Isso é muito importante para a montagem do dispositivo. Execute o comando: # mount -t vfat /dev/sdc1 /media/pen. Este comando é para dispositivos formatados em FAT32. Para dispositivos formatados em NTFS utilize o comando: # mount -t ntfs /dev/sdc1


4. Feito isso, utilize o comando ls /media/pen para visualizar os arquivos do seu pendrieve ou HD externo. Caso queira entrar no diretório onde estão seus arquivos use o comando cd /media/pen

Fica aí a dica!