sexta-feira, 27 de agosto de 2010

EXCEL AVANÇADO - Criando um Orçamento de Serviços











FALHA NO WINDOWS AFETA VÁRIAS PROGRAMAS

Uma falha na forma como o Windows gerencia DLL (biblioteca de links dinâmicos) e arquivos relacionados tem sido utilizada em ataques e permite a execução de códigos remotamente.

A falha afeta aplicações como MSN, PowerPoint, Windows Live Mail, Windows Movie Maker, Office 2007, Firefox 3.6.8, Foxit Reader, Wireshark e uTorrent em todas as versões do Windows, segundo a empresa de segurança Offensive Security, responsável pelo Exploit-db, que reúne dados sobre vulnerabilidades.

O problema foi descoberto pela empresa de segurança Acros e, inicialmetne, parecia afetar somente o iTunes. HD Moore, CTO da Rapid7 investigou a falha profundamente e publicou um post detalhando o processo e as possibilidades de ataque envolvidas.

O defeito foi reconhecida pela Microsoft, que publicou informações para os desenvolvedores e dicas de como se prevenir até uma solução definitiva ou atualização melhorar o sistema de DLL. Uma das medidas preventivas citada no “Microsoft Security Advisory 2269637” é o bloqueio das portas TCP 139 e 455 no firewall.

O US-CERT, órgão do governo dos EUA que fiscaliza ameaças digitais, publicou um alerta para a falha, indicando além do bloqueio das portas o encerramento de serviços WebClient e bibliotecas WebDAV.

LIVRO DE REDES DE COMPUTADORES ANDREWS TANENBAUM

Opção 1 - Clique Para Fazer o Download


Opção 2 - Clique Para Fazer o Download

UTILIZE VÁRIAS LOGINS SIMULT/ÃNEOS NO FACEBOOK, ORKUT, TWITTER OU NOS SITES QUE QUISER



INSTALANDO O MULTIFOX

1. Clique aqui para ser direcionado ao site de download








2. Do lado direito da página, clique em Instalar extensão

 3. Quando for clicado na opção Instalar a extensão será exibida uma mensagem , na parte superior da página para você permitir a instalação do plugin. Clique em permitir

 4. Será exibida uma caixa de diálogo. Clique em instalar agora

 5. Aguarde o processo de instalação e em seguida clique em Reiniciar o Firefox



 
6.Clique em Reiniciar.


7. Depois que o navegador for reiniciado, será mostrado uma caixa de diálogo informando que o plugin foi instalado com sucesso. Feche a caixa de diálogo. A utilização do completo Multifox é mostrado no vídeo do olhar digital.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

SOFTWARE LIVRE E COMPUTAÇÃO EM NUVEM PERMITEM ECONOMIA

A adoção de softwares livres, programas de computador que podem ser usados gratuitamente, possibilitou uma economia de R$ 380 milhões ao governo federal até 2008. Segundo o coordenador do Programa de Software Livre do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Paulo Pastore, nos últimos dois anos, essa economia pode ter dobrado.


“É um dinheiro que pode ser investido em outras áreas, na construção de hospitais, escolas, ou também pode ser reinvestido na contratação de mais gente para as áreas de tecnologia do governo”, avalia.


O tema começou a ser discutido hoje (18) no 3º Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, que reúne mais de 5 mil pessoas em Brasília. O evento vai até a próxima sexta-feira (20).


Outra forma de o governo economizar com tecnologia da informação é a computação em nuvem, ou cloud computing, que permite o acesso de arquivos e programas remotamente, por meio de uma rede. Segundo Pastore, um dos usos possíveis dessa tecnologia ocorre no recebimento das declarações do imposto de renda pela Receita Federal.


“Todos os anos, quando chega a época da entrega do imposto de renda, a gente tem uma grande necessidade de servidores, então temos que comprar ou realocar cerca de 30 servidores. A ideia é que, em vez de termos 30 servidores só para imposto de renda, que na outra parte do ano vão ficar ociosos, vamos ter uma nuvem com 100 servidores. Os serviços que tiverem pico vão ocupar a parte que está ociosa, independentemente de ser um servidor dedicado apenas para imposto de renda, vários serviços vão estar rodando lá”, explica o representante do Serpro.


Para a coordenadora do Programa de Engenharia de Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Karin Brietman, o país está avançado do ponto de vista do desenvolvimento de tecnologia para a computação em nuvem, mas ainda falta rapidez de inovação, tanto na formação de pessoas hábeis para trabalhar com essas novas tecnologias como na criação de empresas que funcionem de maneira mais ágil no mercado.


Segundo ela, o maior gargalo ainda é o acesso à banda larga. “Mas imagino que o Plano Nacional de Banda Larga vai ser o divisor de águas, vamos ter uma infraestrutura tecnológica que realmente dê conta de suportar a mudança de todos os softwares para um modelo de nuvem”, avalia.

O presidente da Telebras, Rogério Santanna, também participou do evento e disse que a implantação do Plano Nacional de Banda Larga será fundamental para a adoção da computação em nuvem no país. “A possibilidade de compartilhar as informações não é possível sem dispor de uma infraestrutura adequada.”


A meta de levar a conexão em alta velocidade a 100 cidades ainda este ano está mantida, segundo Santanna, mesmo com o atraso da publicação dos termos de referência para os editais de licitação para contratação de serviços e equipamentos necessários para dar início ao projeto.


Ele disse que o edital deve ser publicado até o fim deste mês e que, até o fim de setembro, a licitação deverá estar concluída. “O edital é de uma grande complexidade e é importante a gente gastar muito tempo melhorando a qualidade do edital para evitar depois problemas e discussões jurídicas em torno dele”, afirma.

S
Fonte:http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20100818200925&assunto=195&onde=Tecnologia

UBUNTU TAMBÉM VAI INCORPORAR TECNOGIA MULTITOQUE

A Canonical, empresa responsável pelo desenvolvimento do Ubuntu, declarou que vai incorporar recursos multitouch nas próximas versões do sistema operacional de código aberto.
Segundo Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu Project, uma equipe de desenvolvedores do SO está trabalhando em uma plataforma que permitirá aos colaboradores criar interfaces com suporte ao multitouch e movimentos na tela.
Mais do que simples toques no display, os desenvolvedores do Ubuntu querem gestos básicos executando comandos  completos e promovendo interações mais complexas.  Em seu blog, Shuttleworth diz que o manuseio do Ubuntu multitouch, exigirá dispositivos com suporte a movimentos com quatro dedos ou mais.
Os recursos multitouch estão sendo trabalhados na versão 10.10.10 do Ubuntu, com os responsáveis pelo projeto usando um Dell XT2 como plataforma de desenvolvimento. O objetivo é inserir esta funcionalidade em grandes aplicativos a partir da edição 11.04.

Fonte:http://www.aprendaubuntu.com.br

JN NACIONAL EXPLICA O SIGNIFICADO DA PALAVRA UBUNTU