quarta-feira, 24 de agosto de 2011

UTILIZANDO O CPU-Z PARA IDENTIFICAR OS COMPONETES DA PLACA-MÃE

Nesse tutorial, vou mostra como é fácil descobrir os tipos de componetes que estão conectados a sua placa-mãe. A situações em que é preciso procurar um driver (aplicativos que permitem a integração do sistema operacional com os dispositivos de áudio, vídeo, placa de rede, impressora...) na internet depois de uma formatação em que você não tenha o cd de instalação da placa-mãe. 

Existem vários programas gratuitos e pagos para realizarem essa tarefa. Vou mostrar como utilizar o CPU-Z. Este software pode ser baixado em seu site oficial http://www.cpuid.com/softwares/cpu-z.html , http://baixaki.com.br/download/cpu-z.htm, http://www.superdownloads.com.br/download/126/cpu-z/. Fique a vontade para escolher um dos repositórios para efetuar o download. Também é possível utilizar a versão portable em http://baixaki.com.br/download/cpu-z-portable.htm. Para este tutorial vou usar a versão portable mesmo.

Vamos ao processo de instalação:


1. Após feito o download descompacte o arquivo e clique duas vezes no executável
2. Aguarde o carregamento do aplicativo. 
3. Em seguida será mostrada as informações referente ao seu hardware. A primeira guia dessa caixa de diálogo corresponde as informações da CPU (Processador). Este aplicativo apresenta informações técnicas, para um usário comum que pretende fazer um upgrade as opções que vão lhe interessar vai ser o campo nome e package, que referen-se respectivamente ao nome do processador e o encaixe do mesmo. Isso é muito importante já que há processadores diferentes assim como seus encaixes (sockets).

4. Se você deseja procurar na internet algum driver que já está faltando ser intalado na sua máquina, clique na guia Mainboard (Placa-mãe) e veja o modelo da mesma no campo Model.  Eu geralmente procuro os drivers de uma placa mediante a informação do Chipset. Pode acontecer de sua placa ser antiga e o fabricante não disponibilizar mais os dirvers. Eu pego a referência do campo Chipset ( Ex. PM880) e fabricante(Ex. VIA ) e vou direto no site do fabricante e baixo os arquivos necessários.
5. Na guia Memory as informações sobre o tipo de memória(Ex. DDR, DDR2, DDR3) e a capacidade de memória atual do sistema. Na SPD(Chip controlador da memória) é possível visualizar a frequência de trabalho da memória. Procure instalar pentes de memória de mesma frequência e se possível de mesmo fabricante para que não surjam incompatibilidades. Essa opção você visualiza no campo Max. Bandwidh (Ex. PC3200 - referência para comprar em uma loja - 200MHz, esta é a frequência. Multiplique por dois para ter a frequência de trabalho conhecida comercialmente.



Bom pessoal, no mais é isso! Em breve estarei postando mais drivers e vão referenciando por este artigo caso necessitem saber qual o tipo de componente do seu computador






Nenhum comentário:

Postar um comentário