quinta-feira, 29 de setembro de 2011

LINGUAGEM DE CONTROLE DE DADOS



OBTENDO COTAÇÕES DO DÓLAR/EURO NO LIBREOFFICE


Empresas de importação/exportação ou pessoas que viajam muito ao exterior são muito sensíveis as variações do dólar. Muitos usuários utilizam planilhas para levantarem seus e por desconhecimento, digitam manualmente a cotação dólar em suas planilha. Com esse tutorial, pretendo acabar com esse problema, de uma maneira bem simples.
Vamos acessar um site de cotação, eu sempre acesso o http://economia.uol.com.br e depois clique na moeda desejada, no caso o Dólar Comercial:
Agora, copie o link na barra de endereço do navegador, abra o LibreOffice Calc e depois clique Inserir >> Vincular a dados externos.
Cole o endereço que acabamos de copiar na opção URL da fonte externa. Por si só, o botão não será ativado, pressione 2 vezes, a opção seta para baixo e logo em seguida, abrirá a opção Opções de Importação. Marque as opções da figura abaixo e pressionaOK.
Em seguida, marque a opção HTML_tables e pressione OK. Aguarde alguns segundos e pronto, as cotações do Dólar Comercial, estarão na planilha do seu Calc.
Fonte: http://www.livreoffice.ws

ODF READER


Na dica de hoje, vou ensinar instalar uma extensão chamada ODF Reader, que permite a abertura de qualquer arquivo de texto planilha ou apresentação de slides, pelo navegador Mozilla Firefox.
Para realizar a instalação é bem fácil, clique no link ODF Reader.
Em seguida,Em seguida, clique na opção + Add to Firefox.
Depois clique em Install Anyway.
Em seguida, espere o processo de instalação, que leva poucos segundos e pronto, agora, é só reiniciar o navegador Firefox e pronto, já poderá usufruir de mais esse fantástico plugin do Firefox.
OBS: Este plugin não funciona na versão do Firefox 6.0.2, nas demais, está liberado.
Fonte: http://www.livreoffice.ws/

COM O UFEI O BOOT DO WINDOWS 8 SERÁ MAIS ELEGANTE E SEGURO


Nesta semana a Microsoft detalhou o processo de boot do Windows 8 na prática. Já havia sido divulgado que ele seria bem rápido, confirmando vazamentos anteriores. Agora a parte prática foi comentada melhor: a parte que é visível aos usuários.
Com o UEFI nas máquinas novas o processo de escolha do sistema operacional e exibição de dados na tela pode rodar de forma mais suave. Toda a inicialização roda sem aquelas velhas telas piscantes do BIOS que estão entre nós há uns 30 anos.
Antigo - e feio - processo de boot, em uso até hoje
Mesmo depois que passa o POST, atualmente as telas exibidas antes do Windows ser carregado por completo apresentam uma interface da era do MS-DOS:
Tela atual com opções de inicialização do Windows
No ambiente de recuperação a coisa está mais evoluída há algum tempo. Só que como não oferece suporte a temas, acaba ficando com o estilo do Windows 9x/2000:
Opções de reparação do Windows
No Windows 8 em máquinas com UEFI tudo isso irá mudar. Além do boot rápido todas as ações referentes à inicialização do Windows poderão ser feitas numa tela de toque, sem a necessidade de plugar um teclado - imagine ter que teclar F-algumacoisa num tablet, durante uma etapa em que o sistema não fornece um teclado virtual...
No vídeo abaixo o processo é exibido e bem comentado:
E como fica o Linux com o UEFI nos novos PCs/tablets com Windows?
O dual boot entre versões do Windows é referenciado no vídeo. Além disso, com o UEFI muitos fabricantes poderão vender computadores "travados" que não permitirão a troca do gerenciador de boot. Isso elimina malware e vírus que se instalam por ali, tendo chance de serem carregados antes do Windows. Só que poderá prejudicar o uso de outros gerenciadores de boot, algo comum ao instalar uma distro Linux ou algum sistema diferente.
Apesar de não ser tão simples (envolve comandos no terminal, algo que muitos temem), dá para iniciar outros sistemas pelo gerenciador de boot do Windows (veja o EasyBCD, que fornece uma interface gráfica). Isso não seria uma solução definitiva para o Linux ou outros sistemas, afinal muitos não irão querer manter o Windows em dual-boot, e talvez alguns entusiastas queiram rodar versões velhas do Windows, que também não poderiam instalar seus gerenciadores de boot.
A Microsoft acabou de postar no blog do Windows 8 um artigo explicando melhor como o UEFI funcionará com o Windows, afinal isso foi fonte de inúmeras dúvidas. Pelo menos se não mudarem de ideia até lá, a decisão é positiva: o usuário continuará no controle. O boot seguro virá ativado por padrão, mas os fabricantes serão livres para permitirem a desativação dessa opção. Quem quiser, por sua conta e risco, poderá desativar o boot seguro e assim permitir o carregamento de outros sistemas sem depender dessa limitação.
Opção no tablet da Samsung, distribuído na conferência BUILD
No texto do blog dá para ver que a decisão parece sharder definitiva mesmo, sem forçar o bloqueio. A MS não gostou dos comentários negativos causados pela falta de informações anteriores - afinal, foi a primeira impressão que muita gente teve. Resumindo, ótima notícia para todos
Fonte:http://hardware.com.br