sexta-feira, 19 de agosto de 2011

UBUNTU SERVER TERÁ VERSÃO ARM A PARTIR DO 11.10

Um post de Chris Kenyon no blog da Canonical confirma a dedicação da empresa a uma versão ARM do Ubuntu para servidores.

O trabalho com a ARM já tem uns quatro anos. Agora aplicarão toda a experiência adquirida nesse tempo para o Ubuntu Server, visto que há demanda para tal.

Hoje em dia está ficando comum ouvir falar de "microservidores" ou clusters com inúmeros processadores ARM, que consomem pouca energia e ainda assim conseguem dar conta do processamento para algumas atividades.


O Ubuntu Server compilado para ARM é o novo integrante da família, devendo ser lançado já em outubro, com a versão 11.10. A imagem básica será a mesma nas versões e arquiteturas suportadas, como x86 e x86-64. O compromisso de suportar processadores ARM no Ubuntu Server é garantido também na versão 12.04, que será LTS (long-term support).

terça-feira, 16 de agosto de 2011

COMO RECUPERAR O BOOT(MBR) NO WINDOWS 7

Quando um sistema operacional é instalado após o Windows, o novo sistema pode sobrescrever os arquivos de inicialização do SO da Microsoft. Distribuições Linux, por exemplo, podem instalar o GRUB na MBR, para que seja possível um dual boot entre o Windows e o Linux, considerando que o gerenciador de boot padrão do Windows não suporta outros sistemas operacionais sem o uso de gambiarras.

Mas, e se eu quiser remover o Linux do computador? A operação seria fácil: utiliza-se um editor de partições, como o EASEUS Partition Master, o conhecido Partition Magic ou o próprio editor do Windows, e então basta deletar as partições do Linux. O problema vem quando você tenta iniciar o Windows novamente. A máquina simplesmente não vai bootar, acusando um “GRUB loading error”.

Na época do Windows XP, era relativamente fácil recuperar o boot: inicie o CD de instalação, tecle R para entrar no console de recuperação, selecione a instalação do Windows que deseja recuperar e rode fixboot e fixmbr. Mas, no caso do Windows 7, esses dois “comandos mágicos” não funcionam mais. A Microsoft resolveu colocar, no DVD de instalação do Windows 7, um utilitário de “Correção de inicialização”, que nem sempre funcionará (e, dessa vez, não funcionou na minha máquina). Quando ele não funcionar, o que fazer? Simples! Aqui vai um passo a passo detalhado de como recuperar a inicialização do Windows 7:

1. Inicie o DVD de instalação do Windows 7, selecione o idioma, formato de hora e layout de teclado de acordo com suas preferências:

2. Na próxima tela, clique na opção Reparar o computador:
3. O assistente de recuperação buscará por instalações existentes do Windows 7. Depois de concluída a busca, selecione a instalação desejada e clique em Avançar:
 

 4. Clique em Prompt de comando. Uma janela será aberta:


5. Digite o comando bootsect /nt60 ALL /force /mbr e dê Enter. Espere o Windows processar tudo. Depois, basta fechar a janela e reiniciar o micro. Pronto! O programa bootsect.exe forçará (/force) uma sobrescrita do MBR (/mbr) de todas as partições (ALL) com um código compatível com o Windows 7 (/nt60). 

LANÇADA A VERSÃO FINAL DO MOZILLA FIREFOX 6


Um dos melhores navegadores usados no mundo todo chega a sua sexta versão. Com algumas melhorias em relação a versão 5, deixando as maiores surpresas para a versão 7 no tocante ao consumo de memória. Mas nem por isso vamos deixar de prestigiar esta nova versão. Aproveite e baixe agora mesmo.

domingo, 14 de agosto de 2011

LIVRO A BÍBLIA DO CENTOS



O CentOs é uma das distribuições Linux mais próxima do Red Hat, onde este último é muito utilizado em ambientes corporativos. O CentOS possui a mesma robustez e seguração que o Red Hat tem.

MICROSOFT FAZ UM VÍDEO PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS DO LINUX

Parece até brincadeira, mas é verdade. A Microsoft resolveu fazer uma homenagem aos vintes anos de aniversário do Linux. Vale a pena dar uma conferida.