quinta-feira, 27 de outubro de 2011

AS NOVIDADES DO KERNEL LINUX 3.1


Linus Torvalds já lançou e anunciou a versão 3.1 do kernel Linux, marcando-o no sistema de controle de versões de código-fonte git e subindo seu código para o site kernel.org. Ele e seus colegas de desenvolvimento demoraram três meses para produzir essa versão, um período que é entre três e quatro semanas mais longo do que o habitual (em consequência da falha de segurançado site kernel.org), o que pode ter tirado um pouco o ritmo de desenvolvimento do kernel.


Essa nova versão traz o suporte à uma nova arquitetura de processadores, o OpenRISC, projeto da OpenCores para desenvolver um CPU em código aberto, essa implementação ainda é incipiente e no momento só existe suporte para a família de processadores 32 bits OpenRISC 1000 (or1k). Além disso, o novo kernel também possui um novo processo de "writeback" otimizado, permitindo que a escrita de informações presentes na memória RAM para um disco rígido seja organizada heuristicamente, com um novo sistema detecção de banda disponível no disco e as melhorias no pareamento "writeback <-> sistemas de arquivos".


Outra mudança é a habilitação das barreiras em sistemas de arquivos ext3, que reforça a segurança dos dados gravados nesse sistemas, em casos de falhas e aumentando a confiabilidade do sistema de "journaling", com o custo de regressões no desempenho do disco. Mudou também a implementação iSCSI do sistema, que passou a usar integralmente o código doLinux-iSCSI.org SCSI target, oferecendo pela primeira vez uma implementação completa de iSCSI, conforme o padrão RFC-3720.


O novo kernel também já oferece suporte à tecnologia Near-Field Communication (NFC), com um novo subsistema para essa forma de comunicação e uma nova família de sockets dentro do sistema.


A cpufrequtils foi substituída por uma nova ferramenta, derivada de seu código e com mais recursos, a cpupowerutils, que busca trazer para o controle do sistema e dos usuários a capacidade de manipular e ajustar os novos recursos oferecidos pelos processadores modernos, como os APUs (CPU+GPU) da AMD.


Também é importante ressaltar que o novo código do driver Nouveau para Mesa e X.org, presente nesse kernel, já possibilita o uso de aceleração 3D em diversas placas gráficas GeForce modernas. A nova versão do sistema também inclui uma série de ajustes que melhoram o desempenho e capacidade de sistemas de virtualização KVM e Xen. O sistema de arquivos Btrfs recebeu mais uma rodada de otimizações, contudo sem ainda possuir um esperado sistema de checagem de arquivos.


Além de todas essas novidades, existem uma série de novos drivers e módulos atualizados que trazem garantem que o sistema suporte o hardware mais moderno existente.


Fonte: h-online e kernelnewbies, em inglês.

FUNCIONALIDADES DO UBUNTU 11.10

LIVRO SOBRE O UNITY DO UBUNTU

Ótimo material para se familiarizar com essa nova interface do Ubuntu. O livro é gratuito e está no formato pdf podendo ser baixado no link abaixo: