quinta-feira, 15 de setembro de 2011

WINDOWS 8 DISPONIBILIZADO PARA DOWNLOAD


Os mais ligados já devem ter pego ontem; todavia vale relembrar, já que nem todo mundo fica relendo as notícias anteriores: ontem foi publicado o developer preview do Windows 8. É uma versão de teste, não é considerada nem beta ainda.
Para todos os curiosos e desenvolvedores que querem entrar para a plataforma, nada melhor do que baixá-la, instalá-la em dual boot ou numa máquina virtual (não consegui no Vmware) e colocar as mãos na massa.
Os arquivos para download estão em http://dev.windows.com/. Há uma imagem ISO de 64-bit com ferramentas de desenvolvimento prontas para criar aplicações que aproveitam a nova interface, voltada a tablets, além das versões de 32 e 64-bit "normais", sem as ferramentas de desenvolvimento. A versão ARM não foi disponibilizada (e mesmo que fosse, seria bem mais difícil testá-la :P).
A experiência do desktop misto vai dar o que falar, afinal para ir para o menu Iniciar é necessário passar por esta tela:
Menu iniciar e tela de entrada: a nova cara do Windows
Na verdade, esta tela é o novo menu Iniciar, se é que pode ser chamado de "menu". Os quadros contém informações atualizadas das apps novas, como feeds RSS, previsão do tempo, informações diversas, etc.
Quadros e botões grandes foram projetados para toques, isso não dá para negar. Todo mundo reclamava da interface do Windows 7 ou anterior nos tablets, pois bem, para aproveitar a moda isso teve que mudar. As aplicações clássicas, feitas para Windows 7 ou anteriores, aparecem como ícones normais nesta tela.
Itens de menus de programas clássicos
Veja que programas "spammers" podem sujar muito esta tela, lotando de ícones de atalhos desnecessários. Isso é algo que precisa ser repensado até sair a versão final. No menu Iniciar até o Windows 7 cada programa tem sua pastinha, o que evita o problema, mas aqui todos os atalhos acabam ficando juntos. Depois de alguns meses de uso com algumas dezenas ou centenas de programas instalados, dá para imaginar como ficará esta tela.
Os atalhos podem ser movidos, ampliados ou excluídos. Nos desktops o uso de gestos fica comprometido, mas o mouse parece dar conta de tudo sem complicação - tirando o fato de o cursor ter que percorrer uma área bem maior em alguns casos.
O campo de busca no Iniciar não aparece, mas basta sair digitando algo que a busca começa. Pode ser o começo do nome de um programa, algo que fica bem fácil. Em vez de clicar, é bom se acostumar a usar a tecla do logotipo do Windows para abrir e fechar o menu, assim como alt + tab.
Estou carregando um vídeo com meia hora de uso da interface para tarefas gerais, mostrando como será o dia-a-dia de quem vive com as aplicações "comuns", tradicionais, e o Explorer. Logo atualizo aqui com o link dele.
Eu gravei a instalação do Windows 8 ontem, o vídeo não está nítido mas serve para ter uma ideia:
As partes iniciais da instalação foram demoradas, mas depois tudo rodou de forma bem suave, pelo menos no meu computador não tive do que reclamar de desempenho.

Realmente a Microsoft cumpriu, até o momento, algo que vinha prometendo: que o Windows 8 rodaria nos mesmos computadores que podem rodar o 7 ou o Vista. Parece ser a segunda vez que os usuários de Windows poderão atualizar a versão do sistema sem fazer upgrade no hardware (a anterior foi do Vista para o 7). Tirando alguns poucos problemas, não encontrei nenhuma dificuldade grave em trabalhar no ambiente.
Para os fãs do Windows 98/2000, uma má notícia: o tema clássico não está disponível; pelo menos, não via interface gráfica, quem sabe até pode ser possível habilitá-lo de alguma forma. Se a placa de vídeo não suportar o Aero será usado o tema básico, que ainda assim é enfeitado com bitmaps, não é como o antigo tema plano do Windows dos anos 90.
E claro, vale destacar que é um preview, não é nem mesmo o beta ainda. Os recursos finais podem mudar, algumas funcionalidades podem desaparecer até a versão final... E este preview não deve ser usado como sistema padrão, embora não parece que esteja instável, tirando leves probleminhas e partes não finalizadas.
Os maiores problemas que encontrei, além da bagunça que ficará com os atalhos na tela de entrada, se deram no Chrome (arrastar as abas para outras janelas) e no IE no modo de tela cheia com interface para tablets: depois ele parou de abrir, removi o ícone da entrada e ainda não vi como colocá-lo de volta. O IE10 com interface tradicional, rodando no Explorer, continuou funcionando.
Atualização: aqui o outro vídeo (disponível em 720p, também sem som, mostrando o desktop e alguns programas):
Fonte:http://hardware.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário