sexta-feira, 17 de junho de 2011

NETBOOKS DA ASUS AGORA VEM COM UBUNTU

A Asus fechou uma parceria com a Canonical, representante comercial do GNU/Linux Ubuntu, e passará a vender netbooks [franquia Eee PC] com o sistema operacional livre e de código aberto.

A empresa taiwanesa lançará, inicialmente, três modelos com Ubuntu 10.10 instalado – Eee PC 1001PXD, 1011PX e o 1015PX. Em nota, a Canonical informou que o acordo determina a liberação dos computadores para as lojas, em diversos países, somente se assegurado aos usuários o acesso ao GNU/Linux Ubuntu, entre outras inovações livres.
Trata-se de um boa notícia não só para a comunidade de software livre, que tanto luta para que o GNU/Linux esteja presente nos computadores expostos nas lojas, mas também assegura que um notebook de qualidade terá preço mais atraente.

O GNU/Linux, no Brasil e no mundo, já conta com outros exemplos semelhantes ao do Ubuntu. No entanto, é preciso que os acordos, a exemplo do firmado pela Canonical, garantam o acesso da população ao software livre.

Os entusiastas de Linux percebem que as lojas, por questões comerciais e culturais, expõem mais o sistema operacional hegemônico, em detrimento do livre. É preciso (e é possível) romper com essa cultura, sendo bom para todos – fabricantes, desenvolvedores, lojistas e usuários. O monopólio persistente é que não pode continuar.
Fonte: Revista Espírito Livre, com informações de www.notebookbarato.net e www.lazertecnologia.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário