sexta-feira, 23 de abril de 2010

TRANSFORME SEUS ARQUIVOS DE TEXTO EM PDF

Portable Document Format (ou PDF) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware  e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo  e resolução.

O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão. Há aplicativos gratuitos para Linux, Microsoft Windows e Apple Macintosh, alguns deles distribuídos pela própria Adobe.

Os atuais prosessadoresde texto, como o BROffice, OpenOffice, Abiword, já disponibilizam para os usuários recursos que permitem salvar um texto neste formato evitando incompatibilidades no formato de um arquivo .odt do BRoffice para ser aberto no Microsoft Word. Por falar em Microsoft Word, a partir da versão 2007, a Microsoft implemento um recurso de salvar textos produzidos em seu pacote Office no formato pdf.  A idéia deste tutorial é mostrar como salvar documentos do Microsoft Office Word 2007 em pdf.

  1. Baixe o Suplemento do 2007 Microsoft Office: Salvar como PDF ou XPS da Microsoft ou nomeu grupo. Site do meu grupo Clique Aqui Site da Microsoft  Clique Aqui
  2. Após o download, clique duas vezes no arquivo baixado e será mostrada a caixa de diálogo abaixo. Clique em executar
     3. Marque a opção "clique aqui para aceitar os termos de licença para software Microsoft. Em seguida    clique em concluir e aguarde o processo de instalação. Veja nas figuras abaixo




    4. Ao terminar a instalação clique em OK

   5. Abra o programa do Microsoft Office Word 2007, clique no botão do Office, ou utilize as teclas de atalho Alt + A. No menu que será aberto, navegue até a opção Salvar Como e você vai encontrar a opção PDF ou XPS. Veja as figuras abaixo.

    6. Depois de clicar nesta opção, será mostrada uma caixa de diálogo onde é preciso atribuir um nome para esse arquivo e escolher o diretório(pasta) onde o mesmo será salvo. Em seguida, clique em Publicar e aguarde alguns segundos e o arquivo será exibido no formato pdf.
Caso você utilize o BROffice ou OpenOffice, estes já oferem a opção de salvar documentos no formato de pdf nativamente. Basta clicar em arquivo e depois em Exportar para pdf e seguir os passos anteriores.

Dpuvidas, críticas ou sugestões escreva para profwagnersouza@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário